FAQ Overview

Gestão Acadêmica

Como criar uma nova turma?

Acesse o menu Administração > Manutenção de turmas, para criar as novas turmas.

Após selecionar manutenção de turmas, clique em Incluir nova turma para iniciarmos a criação das novas turmas. Na opção de incluir novas turmas o sistema solicitará que sejam preenchidas algumas informações sobre a nova turma que será criada. Após preencher as opções necessárias, clique em salvar.

Caso já tenha as informações sobre quem serão os docentes de cada disciplina e o/os docente (s) PAP, poderá informar utilizando as abas disciplinas e professores de apoio pedagógico.

Após criar a turma será necessário aguardar aprovação pela equipe da SEMED, a turma passará da situação aguardando para ativa.

Autor: : Ensinablu
Última atualização: 21-10-2018 01:19


Como criar uma turma multisseriada?

Para criar uma nova turma multisseriada, acesse: Administração > Manutenção de turmas multisseriada.

Selecione a opção Incluir nova turma multisseriada, para cadastrar uma nova turma. Preencha as informações necessárias para que o cadastro seja efetuado com sucesso.

Na opção Turmas relacionadas, informe as turmas que irão fazer parte da turma multisseriada e na aba Disciplinas, informe os docentes que irão compor a nova turma multisseriada. IMPORTANTE:  Caso os docentes das turmas "normais" já estejam vinculados, verifique em todas as turmas que irão compor a turma multisseriada se os docentes são os mesmo.

IMPORTANTE: Antes de criar a turma multisseriada, verifique se já foi gerado e homologado o Quadro de Horários das turmas regulares, é necessário que as turmas regulares já tenham o Quadro de Horários homologado para que as aulas da nova turma multisseriada estejam completas.

Autor: : Ensinablu
Última atualização: 19-11-2018 12:34


Tipos de movimentação.

Adequação de Matrícula: A movimentação de adequação é utilizada alterar o aluno foi incluído na etapa de ensino ou ano errado. Ela somente pode ser executada após uma movimentação de inclusão de aluno. Lembrando que a Adequação deve ser utilizada quando os cursos são iguais e na mesma escola.

Remanejamento: O remanejamento é utilizado quando um aluno necessita cursar um ano e a escola de origem não o possui, com isso ele automaticamente deverá ser remanejado para uma nova escola, esse processo de remanejamento será conduzido pela escola de origem, o remanejamento também poderá ser utilizado caso o aluno tenha necessidade de ser encaminhado para um projeto de reforço que não é oferecido na escola.

Reclassificação: A reclassificação é uma movimentação associada à evolução de um aluno para um ano seguinte devido a mérito próprio, ou então à regressão, para o ano anterior.

Mudança de modalidade de ensino: Este tipo de movimentação deve ser utilizada quando o aluno necessita mudar de curso, lembrando que os cursos precisam ser equivalentes.

Mudança de turma: A mudança de turma poderá ser realizada pela escola de acordo com sua necessidade, apenas alterando a turma do aluno dentro da mesma escola onde estuda.

Recondução: É utilizada para um aluno que já estudou na rede de ensino e foi inativado, que deseja voltar a estudar na rede de ensino, porém utilizando essa movimentação o aluno somente conseguirá ser matriculado no ano em que houve uma movimentação de exclusão realizada.

Duplicidade de matrícula ou exclusão por erro da escola: O aluno foi cadastrado duplicado ou de forma errada pela escola. IMPORTANTE: Ao utilizar essa movimentação o cadastro do aluno não poderá ser ativado novamente, sendo necessário cadastrar novamente o aluno que foi excluído por esse tipo de movimentação.

Autor: : Ensinablu
Última atualização: 19-11-2018 12:49


Gestão Acadêmica » Lançamento de frequências

Como faço para alterar a frequência dos alunos de um trimestre/semestre que já passou?

Será necessário solicitar ao adminitrador do sistema na unidade escolar que crie um evento do calendário (do tipo efetivação do bimestre/trimestre/semestre) para que seja liberado o lançamento de frequência.

Autor: : Ensinablu
Última atualização: 21-10-2018 01:15


Aplicativo Diário de Classe

Modos Online/Offline

Modos Online/Offline

Visando a facilidade do uso do aplicativo em situações onde não há conexão com a internet, foram criados os modos Online e Offline do aplicativo. Para alternar entre os modos, é só clicar no botão em destaque no canto superior direito (presente em todas as telas). Quando o botão estiver na cor verde, indica que está ligado o modo Online, e na cor vermelha, indica o modo Offline.

Modo Online

O aplicativo funciona sempre buscando as informações atualizadas do Ensinablu, de forma automática (ou seja, sem que o usuário perceba). Não há necessidade de o usuário salvar ou enviar as frequências, pois essas ações ocorrem de forma automática, e após o usuário fechar o APP, ele receberá uma notificação assim que as frequências lançadas forem enviadas ao Ensinablu.

Modo Offline

O aplicativo não tenta buscar as informações do Ensinablu em nenhum momento, ou seja, as sincronizações devem ser feitas manualmente pelo usuário nesse modo.

Autor: : Ensinablu
Última atualização: 21-10-2018 01:16


Quadro de Horários

Quando devo criar e homologar o novo quadro de horário?

Um novo quadro de horário deve ser criado e homologado quando existe a necessidade de alteração de horários de todas as aulas/disciplinas. Caso haja somente alteração do vinculo do docente (mudança do docente na aula/disciplina), e não do horário das aulas, deve-se utilizar a opção "Copiar" do quadro de horário que está homologado atualmente.

A opção "gerar quadro de horário baseado em outro" irá manter as aulas/disciplinas que não tiveram alteração na manutenção de turmas (no sistema gestão acadêmica) e alterar a posição das aulas/disciplinas que tiveram alteração. Exemplo: Caso tenha alterado vinculo do docente na turma/disciplina por conta de alteração do cargo como uma saída ou retorno de licença, ou até mesmo por mudança de vigência ao gerar o quadro de horário baseado em outro o sistema irá alterar a posição das aulas. 

Autor: : Ensinablu
Última atualização: 21-10-2018 00:56